Entenda o que é pneumonia silenciosa, variação da doença que preocupa pela demora no diagnóstico
27/06/2024
(Foto: Reprodução) Região de Campinas registrou aumento de 13% no total de casos de pneumonia em 2024. Tipo silencioso apresenta sintomas mais difíceis de identificar do que a forma clássica da infecção. Casos de pneumonia aumentam 85,32% em um ano em Piracicaba
A região de Campinas (SP) registrou aumento de 13,2% nos casos de pneumonia em um ano, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O balanço corresponde aos números de janeiro a abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, no Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), que abrange 42 municípios.
Segundo o levantamento, nos quatro primeiros meses do ano, foram 2.429 atendimentos por pneumonia na rede pública de saúde da região de Campinas, enquanto que, no mesmo intervalo de 2023, o índice foi de 2.144. A alta na região, inclusive, foi maior do que a registrada no estado.
Entre o total de casos, um tipo da doença tem causado preocupação dos especialistas por provocar demora no diagnóstico: a pneumonia silenciosa.
🚨 Atenção: os números informados pelo governo estadual são de todas as variações de pneumonia, não só da silenciosa. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que não tem os dados separados.
🩺 Mas, afinal, o que é a pneumonia silenciosa, quais os riscos e qual é a diferença dela para o modelo convencional da infecção? Entenda abaixo.
👉 A pneumonia silenciosa é um tipo de condição respiratória que não apresenta os sinais mais comuns da doença como tosse com secreção e febre alta. É uma forma grave de inflamação nos pulmões, considerando que os pacientes demoram para procurar atendimento médico. Ela é mais crítica em idosos, crianças e pessoas com imunodeficiência.
"A gente chama de pneumonia silenciosa essa pneumonia que demonstra menos sintomas do que a pneumonia mais clássica. O fato é que qualquer sintoma respiratório, sobretudo um sintoma mais arrastado, merece avaliação médica", afirmou a pneumologista Bruna Marabita.
🗣️ Quais os sintomas da pneumonia silenciosa?
Tosse
Secreção no nariz
Mal-estar (semelhante ao da gripe)
Pressão no peito
Fraqueza
Dor no corpo
👉 As medidas de prevenção envolvem vacinação, higiene das mãos e desenvolver hábitos de vida saudável, como por exemplo não fazer uso de cigarros.
A estudante Maria Clara Flocco de Almeida, de 11 anos, teve pneumonia na forma silenciosa e demorou para perceber que se tratava da doença porque os sintomas iniciais foram bem diferente da forma clássica. "Eu senti muita secreção no nariz e dor de cabeça. Não tive tosse, só depois de muitos dias", disse.
De acordo com a mãe, Camila Gabriela Flocco, que é fisioterapeuta, ela pensou que se tratava de uma rinite.
"Eu realmente fui pega de surpresa, apesar de fazer parte do meu trabalho, eu não imaginei que pudesse ser, porque é uma coisa nova, com sintomas que a gente nem percebe. Quando a gente fez o raio-x tinha uma pneumonia bem significativa", explicou.
Criança de 11 anos teve pneumonia silenciosa e demorou para identificar
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas