Desastre aéreo em Vinhedo: passageiros com voos partindo de Ribeirão Preto desistem de viajar pela mesma companhia
09/08/2024
(Foto: Reprodução) Avião da Voepass caiu no começo da tarde desta sexta-feira (9) e matou 61 pessoas. Companhia aérea local é considerada a quarta maior do país. Passageiros com voos marcados pela Voepass desistiram de viajar nesta sexta-feira (9), em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Passageiros com voos marcados com partida de Ribeirão Preto (SP) desistiram de viajar nesta sexta-feira (9) após o acidente aéreo que aconteceu no começo da tarde, em Vinhedo (SP). De acordo com a Voepass, 61 pessoas morreram, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
No Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, muitas pessoas souberam da queda do avião enquanto aguardavam o embarque para diferentes destinos.
A EPTV, afiliada da TV Globo, apurou que um piloto e um copiloto também desistiram de voar nesta sexta-feira. O g1 entrou em contato com a Voepass, mas a empresa não comentou o assunto.
A assessora pedagógica Fabiana Santana estava em Ribeirão Preto a trabalho e optou por voltar para São Paulo de carro.
"Meu voo era às 18h45, tentei antecipar para às 17h, mas está todo mundo em pânico, porque, querendo ou não, a gente não sabe os motivos que a aeronave caiu. Eu iria embora, acabei de fazer meu check-in, mas meu esposo está desesperado para que eu não vá. Então os colegas ofereceram carona e eu resolvi aceitar até para conforto da família, porque está todo mundo bem preocupado e, por não saber os motivos, se é algo climático, se é da aeronave, a gente fica com esse receio".
A assessora pedagógica Fabiana Santana, que estava em Ribeirão Preto, voltou para São Paulo de carona
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Voepass é a antiga Passaredo, com sede em Ribeirão Preto; entenda
PASSAGEIROS E TRIPULANTES: Veja lista de quem estava no avião que saiu de Cascavel e caiu em Vinhedo
O DESASTRE AÉREO: Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo e não há sobreviventes
IMAGENS: Vídeos mostram queda de avião que matou 62 em Vinhedo, SP
O QUE DIZ A COMPANHIA: Avião que caiu estava apto a voar e sem restrições, diz empresa aérea
O AVIÃO: ATR-72, modelo da aeronave que caiu em Vinhedo, é usada em rotas regionais; veja ficha técnica
Guichê da Voepass em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
A produtora de eventos Thalita Aparecida da Silva contou que um carro da empresa foi enviado a Ribeirão para que ela pudesse voltar para São Paulo por via terrestre.
"Estou aliviada de não precisar voar com essa companhia, porque a gente já estava preocupado, estava ventando. A gente já veio meio em pânico para o aeroporto, preocupada, e ali no celular, esperando dar o horário do nosso voo, vimos a notícia e já ficamos em choque. É uma sensação de alívio [voltar de carro]. Na hora que a empresa falou 'a gente está mandando um carro para ir buscar vocês', não importa a hora que eu vou chegar em casa hoje, mas é totalmente alívio".
A produtora de eventos Thalita Aparecida da Silva desistiu de pegar o voo de volta para São Paulo (SP) e a empresa enviou um carro para buscá-la
Reprodução/EPTV
A Voepass disse que, neste momento, prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Segundo a empresa, a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de Cascavel (PR) sem nenhuma restrição de voo, com todos os sistemas aptos para a realização da operação. (veja vídeo sobre local da queda)
Prefeitura de Vinhedo diz que não há sobreviventes na queda de avião
O avião saiu de Ribeirão Preto com destino a São Paulo no voo das 5h30 desta sexta-feira. De São Paulo, partiu para Cascavel às 8h20.
Às 11h40, a aeronave saiu de Cascavel com destino a São Paulo, mas caiu por volta das 13h30 em Vinhedo, região de Campinas.
Em nota, a Rede Voa, que administra o Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes em Ribeirão Preto, disse que lamenta a queda da aeronave e se colocou à disposição para apoio.
Procurada pelo g1, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que o avião se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos e os quatro tripulantes a bordo no momento do acidente estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.
Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região